Histórias de ex-aluno ::: Luana Damiani

25maio10

Luana Damiani

Luana Damiani (Turma Design 2009/2)

Logo após o fim do curso a Luana foi para Florianópolis em busca de estágio, que conseguiu na Silva + Silva Arquitetura e Design de Interiores. Hoje trabalha na MSB Móveis, onde participou de projetos para a rede Angeloni, para os móveis da casa do ex-jogador da seleção brasileira de vôlei o Giovane e da ex-BBB Nathália Cassasola. Depois de passar por uma crise na hora de escolher a faculdade, acabou seguindo o sonho e faz Design de Moda na UDESC.

Entrando no mercado
Logo na minha primeira entrevista deu certo, e já comecei a trabalhar em um escritório de Arquitetura e Design de Interiores. Foi uma experiência bem bacana, pois eu aprendi muito com profissionais da área. É claro que a parte criativa era de responsabilidade dos arquitetos e decoradores, mas mesmo assim, você aprende muito.

Junto com o escritório Silva + Silva eu participei do evento Casa Nova 2009. O que foi muito legal, pois em 2008 o curso veio pra visitar, e ano passado eu participei com os profissionais, parece besteira, mas é super legal ver como as coisas acontecem num piscar de olhos.

Assim que acabei o estágio, a empresa a MSB Móveis entrou em contato fazendo uma proposta que eu fosse trabalhar com eles e hoje estou lá.

Sala de Jantar, Silva+Silva, AutoCAD e 3ds Max

Estar no mercado
Estar no mercado de trabalho é diferente de estar de sala de aula, o contato é bem direto e você começa a respirar a profissão. Trabalhar dentro de uma fábrica é bem melhor porque você o móvel sendo montado, as peças, as pinturas. O contato com pessoas da área também é muito bom.

Cozinha, Silva+Silva, AutoCAD e 3ds Max

Processo de trabalho
No escritório Silva+Silva, os clientes entravam em contato com o escritório por indicação de clientes antigos ou diretamente com a Karla, uma das proprietárias. Depois era feita uma reunião pra saber o gosto do cliente, o que ele queria com o projeto, quais as comodidades que ele gostaria de ter no ambiente, etc.

O processo criativo ficava com a Karla e a Dani, as arquitetas e proprietárias. Elas faziam um esboço do que queriam e passavam para o estagiário fazer o layout e vistas nos layers certos, colocar em planta de plotagem e depois imprimir para ter uma nova reunião com o cliente.

Nesta reunião são feitas as alterações a pedido do cliente e o projeto volta para ser arrumado. Nessa etapa é feito o 3D em AutoCAD e depois passado para o renderizador 3ds Max. Feitas as imagens, o projeto é apresentado novamente ao cliente em Power Point com todas as referências do projeto decorativo.

Bar estante, Silva+Silva, AutoCAD e 3ds Max

Bar estante, Silva+Silva, AutoCAD e 3ds Max

Importância do curso
O curso foi a base que tive pra poder estar aqui. Na faculdade é melhor ainda, porque matérias como composição, história da arte, computação gráfica, que tive no técnico, estou tendo agora, e é um gostinho bom poder ensinar aqueles que ainda não tiveram o contato com ferramentas que nós já conhecemos.

BWC Social, Silva+Silva, AutoCAD e 3ds Max

BWC Social, Silva+Silva, AutoCAD e 3ds Max

O que faltou alguém dizer antes de entrar no mercado de trabalho?
Acho que temos que ter mais noção de como o mercado de trabalho funciona, mas isso é relativo de empresa para empresa. O jeito é se adaptar ao funcionamento do local de trabalho.

Uma dica pra quem tá começando.
A dica é não ter medo e encarar o estágio como um grande aprendizado. Estágio é uma escola super importante, o contato é direto e se você tiver na dúvida de que curso escolher é um bom período para amadurecer idéias e focar no objetivo: a profissão.

Acho que é isso galera, espero ter ajudado. Abraços e boa sorte aos futuros estagiários. Sucesso!

Participe também! Conte um pouco da sua experiência no mercado de trabalho. É só enviar um e-mail para comunicandodesign@gmail.com



One Response to “Histórias de ex-aluno ::: Luana Damiani”

  1. 1 Luana Damiani

    Oi Rafael, ai adorei a matéria ficou bem bacana!
    Tomara mais pessoas participarem e dividir experiencias😀


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: