Histórias de ex-aluno ::: Lucas Biava

05maio11

Lucas Biava
Lucas Biava (Design 2007/2 – Noturno)

O Lucas, mais conhecido como Biava (Design 2007/2), foi da primeira turma do curso técnico noturno em design da SATC. Hoje, aos23 anos, cursa a 7ª fase do curso superior em Design Gráfico na SATC e é diretor de arte na Deluhe Propaganda. Sua especialidade são o 3D e a manipulação de imagens.

Início

Ao terminar o curso técnico não tinha certeza ainda sobre em que área do design eu iria seguir. Havia um interesse por publicidade, mas não sabia muito sobre o mercado. Distribuí muitos currículos em gráficas, mas acabei sendo chamado para uma vaga de estágio, que conheci no site da SATC, para direção de arte na Shopping de Ideias Assessoria e Propaganda.

Anúncio Dia do Contabilista

Anúncio para o Dia do Contabilista - Cliente: Domínio Sistemas - Agência: Deluhe

A Shopping me chamou para um teste e eu acabei ficando. Cumpri três meses de estágio e continuei por mais um ano. Trabalhando lá, fiz amigos e diversos contatos na área. Aprendi muito e percebi que trabalhar em propaganda não era o bicho de sete cabeças que eu imaginava. Fernando Pagani era o diretor de criação na época e me incentivou bastante no início da profissão.

Dificuldades

Encontrei dificuldades no mercado de trabalho justamente por não ter grande experiência com as ferramentas. O curso técnico havia me apresentado os softwares e dado uma visão básica de como usá-los, mas foi no dia a dia que aprendi realmente. Ainda assim, aprender a usar um software profissionalmente requer muito empenho. Lembro-me de ler tutoriais durante a madrugada e em meus horários de almoço no período de estágio. Hoje Illustrator, Photoshop, InDesign e 3d Max são fundamentais para meu trabalho. Em outros softwares eu procuro saber o necessário pra me virar quando preciso.

Cogumelo Entorpecido

Cogumelo Entorpecido - Trabalho Pessoal

Facul

Assim que saí do curso técnico comecei a faculdade de Design Gráfico na SATC. Faço parte da primeira turma (2008/1). Isso me ajudou muito porque eu tive o inicio da carreira acadêmica junto com a profissional. Desta forma eu pude aplicar a teoria no meu trabalho e a prática me ajudava a entender melhor as matérias do curso.

Aero - Kit Banheiro

Aero - Kit Banheiro Trabalho Acadêmico de Modelagem 3d - Faculdade Satc

A faculdade me trouxe a teoria para fundamentar meu trabalho, muitos conceitos amplamente aplicáveis no dia a dia, e diversos contatos profissionais e acadêmicos. Já recebi indicações de professores para vagas de emprego, e normalmente as agências procuram profissionais diretamente entre os alunos do curso.

Blog

Assim que meu estágio acabou eu resolvi criar um blog onde eu posto meus trabalhos. A ideia não era exatamente de criar um portfólio, mas postar todos os trabalhos que eu gostasse assim que fossem aprovados para ter uma noção da evolução profissional através do tempo. Batizei o blog com o nome de Teoria da Evolução. Às vezes, me divirto olhando as peças antigas e pensando em como as faria diferente hoje em dia. Existe um projeto para a criação de um portfólio oficial, somente com as melhores peças, mas provavelmente só irei executá-lo depois que terminar a faculdade.

Campanha Natal Encantado

Campanha Natal Encantado - Cliente: Martins Supermercados - Agência: Deluhe

A criação de um blog agregou muito pra mim. Pois, percebi que em propaganda é muito importante criar uma rede de contatos, que é importante saber se vender como profissional. Pessoas de outras agências passaram a conhecer meu trabalho, conheci outros profissionais, recebi conselhos e recebi propostas. Assim, depois de algumas sondagens, eu fui para a agência Deluhe.

Processo de trabalho

Resolvi mudar para a Deluhe depois de algumas recomendações de amigos. Comentavam que a agência colocava em prática muitos fundamentos de Design Gráfico, como conceitos de Branding e Identidade Visual e isso acabou pesando na decisão.

Adaptar-me à nova equipe de criação não foi fácil. Acredito que cada equipe/agência tem seus próprios métodos e leva algum tempo até que você consiga se encaixar nele.

Cooperaliança Verão 2010

Anúncio Cooperaliança Verão 2010 - Direção de Arte: Luciano Giassi, Lucas Biava e Andriws Prudêncio - Agência: Deluhe

Na Deluhe eu aprendi melhor a trabalhar em equipe. Um job não é realizado somente pela dupla de criação. Cada profissional tem maior afinidade com alguma área e executa a etapa do processo que lhe cabe. Desta forma, cada um contribui com aquilo que sabe fazer de melhor para a execução do trabalho. Mas para que esse processo funcionasse, foi preciso o entrosamento de uma equipe que já vem trabalhando junta há dois anos.

3D

Sempre gostei de 3D. Gosto muito dos filmes de animação e ainda me fascino com os gráficos de alguns games. Mas confesso que, quando comecei em uma agência não imaginava que poderia usar isso tão frequentemente em meu trabalho. Hoje quase todas as minhas peças tem alguma coisa em 3D. Alguns layouts são mais realistas, outros mais estilizados. A maioria é difícil de executar, por que exigem diferentes materiais, iluminação, modelagem, tempo de render, etc.

Copo de Suco

Copo de Suco - Trabalho Pessoal - Programas: 3D Studio Max e Photoshop - Render: Vray

Esta área não tem cursos avançados aqui na região, então quem quiser aprender precisa procurar muito na internet e encontrar alguém que já saiba mais. Costumo visitar muitos sites com tutoriais, entrevistas e cenas para estudo, mas aprendi muito com o Vagner Vieira da TaitoCG. Quando mudei pra Deluhe passei a ter mais contato com eles e aprendi algumas coisas que realmente encurtaram em muito o meu caminho na computação gráfica.

8000 clientes

Campanha 8000 clientes - Cliente: Domínio Sistemas - Agência: Deluhe

Ter um chefe bastante exigente também influenciou a minha evolução, o Luciano Giassi costuma tomar como referência os melhores estúdios do país e do mundo para finalização de imagens. Com certeza é muito difícil conseguir alcançar o nível destes estúdios, mas procuramos aprender com as soluções encontradas por eles e melhorar o nosso trabalho. Saber encontrar boas referências é uma árdua tarefa, mas é assim que se desenvolve um olhar crítico sobre o seu próprio trabalho. Se alguém deseja entrar nessa área precisa estar ciente de que vai estar sempre em processo de aprendizado.

Inspiração

Ars Thanea – Creative Agency
Platinum – Image Conception Studio
Filet com Fritas
Taylor James – Creative Production Studio
6B Estúdio
Estúdio Seagulls Fly

Dica

Você leva muito tempo para descobrir algo sozinho, mas pode ensinar isso em alguns minutos. Desta forma é muito mais fácil perguntar a alguém do que “quebrar a cabeça sozinho”. Perguntar demonstra interesse e faz você ganhar a confiança de sua equipe, além de aprender mais rápido.

Sua Marca

Imagem para Anúncio - Cliente: D´Mark - Agência: Deluhe

+ sobre o Biava
Blog:
http://lucasbiava.blogspot.com
E-mail:
lucas-biava@hotmail.com

É ex-aluno e também quer compartilhar suas experiências no mercado de trabalho? Mande um e-mail para comunicandodesign@gmail.com



No Responses Yet to “Histórias de ex-aluno ::: Lucas Biava”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

